Translate

25/03/2008

NA ONDA COM...



Ana Filipa Franco – “Madeira SAD”

4.08.1982 – Nasce na cidade do Funchal uma das atletas mais bonitas e atraentes dos nossos pavilhões e praias. Além de ser atleta da única equipa profissional de Andebol feminino em Portugal é professora de Educação Física e Desporto. Adora tudo o que é desporto, encanta quem a vê jogar. Internacional A por 11 vezes, transferiu-se em 2004 do Sports Madeira para o Madeira Andebol SAD. Tricampeã Nacional, vencedora de 3 Taças de Portugal e 3 Supertaças Nacionais aceitou falar connosco sobre o Andebol de Praia (e não só) da pérola do Atlântico.
Depois desta apresentação vamos então
NA ONDA COM Filipa Franco

- Dá-nos um pouco a conhecer a Filipa, fala-nos de ti – Dedicada, ambiciosa, destemida são três palavras que podem caracterizar a minha forma de ser. Gosto de lutar pelos meus ideais e não desisto tão facilmente. Mas como todas as pessoas, tenho virtudes e defeitos e isso cabe a quem me conhece descrevê-los.
- O Andebol para ti é – Algo simplesmente Espectacular, bonito de se ver e principalmente de jogar…Uma grande paixão!!
- O Andebol de Praia na Madeira – (As etapas, o convívio, as noites como são) – O Andebol de Praia é sempre um “escape” à rotina do Andebol de Campo. Para não referir que se realiza nas férias e tem o factor “areia”, “ar livre”, entre outros. Aqui, na Madeira, são realizadas várias etapas do Andebol de Praia, em sítios diferentes. È fantástico poder conviver e jogar com jogadores, ex-jogadores e amadores desta modalidade, mas que estão ali para se divertir e simplesmente jogar Andebol.
Quanto às noites, não “existem”, por assim dizer, porque cá, os jogadores, a não ser que eles próprios entre si decidam ficar no local onde ocorrem os jogos, vão para casa e regressam no dia seguinte. Daí que o convívio apenas se dê durante o dia, a não ser que alguma etapa ocorra durante a noite, como já aconteceu no 24 horas de Andebol de Praia.
- O que pode melhorar no Andebol de Praia – Pode-se sempre melhorar vários aspectos, seja lá em que for. Neste caso, por exemplo, uma ideia era aumentar o número de dias nas etapas, e tentar que quem participasse, tivesse esse tal convívio nocturno, arranjando sítios para as equipas ficarem...e actividades lúdicas para quem quisesse participar!! Divulgar “fora de portas” e tentar trazer mais equipas…etc.…
- Outras paixões tuas, (escola (aulas), férias, amigos) – Além do Andebol, tenho outras grandes paixões, tal como a profissão que exerço. Ser professora é gratificante, principalmente quando vemos a evolução dos nossos alunos, fruto do nosso trabalho. Férias – adoro, adoro, adoro…não ter as “exigências” do dia a dia, poder relaxar…quem não gosta de ferias..*J. E claro AMIGOS e FAMILIA, sem eles, sem o seu apoio, muitas situações seriam difíceis de ultrapassar, a eles o meu apreço.

- O teu outro lado, a professora, o desporto, os estágios nas selecções, como consegues conciliar tudo? – A verdade é que não é nada fácil conciliar tudo isto. Temos o exemplo de vários jogadores que tiveram de abdicar da sua carreira “desportiva” em prol da “profissional”. Eu consigo conciliar a parte desportiva com a profissional, no entanto, tive de abdicar neste caso da selecção, para não criar conflitos entre ambas, ou seja, a ida à selecção fazia com que me ausentasse por algum tempo da escola, e por mais que as minhas faltas fossem justificadas, é complicado “pedir” aos pais dos alunos que compreendam essa situação. Sendo assim tive de optar.
- O que achas deste blogue – É algo novo, “fresco”, parece bem que tivessem tido este tipo de iniciativa. Continuem assim.
- Aos jovens que queiram começar a jogar Andebol e Andebol de Praia, que conselhos lhes dás? – Que desfrutem do Andebol, que sintam prazer e o façam com alegria…porque este é simplesmente ESPECTACULAR. ENTREVISTA REALIZADA POR BROUSSE.
Mais informações sobre Filipa Franco em www.madeiraandebolsad.com

1 comentário:

Anónimo disse...

Filipa FRanco.. Foi e sempre sera a melhor professoraa.. =))

ahah
Adoro lhe ver jogar, as aulas eram o maximoo..
E sempre com um magnifico sorriso na Caraaa...

#15 =))