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29/03/2008

CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS - MUNDIAL 2006

Considerações das Reuniões Técnicas
Mundial de Andebol de Praia
RIO DE JANEIRO 2006
Trabalho realizado por António Brousse

com base no trabalho de OMAR SALGUERO - Árbitro IHF
(Participante no Camp. Mundial Andebol de Praia – BRA 2006)

· Os guarda-redes: Podem trocar de posições durante o período, quer dizer que em qualquer momento um jogador pode ocupar a posição de guarda-redes e vice-versa, embora tenhamos em atenção que no máximo uma equipa só pode ter dois jogadores com o equipamento de guarda-redes em simultâneo

· Oficiais: Não lhes é permitido estar em tronco nu.

· Banco de suplentes: Somente um oficial pode estar de pé, o resto tanto jogadores como oficiais deverão estar sentados ou agachados.

· Drible de bola: para se considerar batimento de bola (drible), esta terá que se soltar completamente da mão.

· Passivo: sancionar quando detectamos passes largos e lentos, tentativa da procura sistemática de faltas por parte da defesa o que implica constantemente o reinício do ataque; o mais importante a ter em conta é que esta variante não é andebol de pavilhão pelo que a advertência deverá ser mais rápida já que o tempo de jogo é menor.

· Sanções:
1. Tocar ou bater na cara do adversário, sempre DESQUALIFICAÇÃO
2. Guarda-redes que sai em leque ou pé à frente, pondo em risco a integridade física do adversário em especial pivôs e pontas, sempre DESQUALIFICAÇÃO



· Golos espectaculares:
1. Remate em aérea1 ou salto com volta de 360º (pirueta) mesmo com a baliza sem guarda-redes = 2 golos (ver 2) *

1 – No caso de jogada para aérea deveremos estar atentos a que não se comete nenhuma violação, quer dizer, que o atacante não viola a área de baliza ou que não cai e só depois realiza o remate à baliza.
2 – Em relação ao remate em pirueta (360º) os árbitros deverão observar que no momento de iniciar a pirueta ambos os pés do jogador executante do movimento se encontram em frente à baliza, se não se observar este facto dever-se-á considerar-se somente 1 golo
* - Seria o caso em que uma equipa perde a bola, e o seu guarda-redes não consegue fazer a substituição a tempo ou se encontra no ataque e não regressa à sua baliza (recordamos que nesta modalidade em geral os guarda-redes fazem substituição defesa ataque)

2. Remate em cambalhota = 1 golo
3. Aérea + aérea e em seguida passe a um companheiro e este remata parado ou em salto = 2golos (este é um dos casos em que se valoriza a espectacularidade da jogada que antecede o remate)
LEMBREM-SE QUE TODOS OS GOLOS EM AÉREA, PIRUETA (360º), LANÇAMENTO DE 6 MTS E GUARDA-REDES VALEM SEMPRE DE 2 PONTOS
· Exclusões: O jogador excluído poderá regressar ao terreno de jogo logo após um “turn over” da equipa contrária desde que a bola não bata no poste ou o guarda-redes e volte a ficar na posse da equipa contrária à do jogador excluído, excepto no lançamento de seis metros em que o jogador entra no caso de este lançamento ser golo, caso contrário só entra quando a equipa a que pertence recupere novamente a bola (ataca e defende com menos um jogador).

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