Translate

25/03/2008

HOJE JOGO EU...

A ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS DESPORTIVOS DE ANDEBOL DE PRAIA
por Paulo Costa
O nosso país é reconhecido a nível internacional pela iniciativa e capacidade organizativa de grandes eventos. Não é preciso pensar muito tempo, para nos ocorrerem grandes eventos organizados em Portugal, com reconhecimento internacional: Expo98, Mundial de Andebol 2003, Euro2004, Rock in Rio, e por aí fora.
O Andebol de Praia, vive neste momento uma enorma expansão a nível interno e a nível internacional. No nosso país vamos para o 8º Campeonato Nacional oficial, certamente em moldes diferentes do ano transacto, mas muito perto da sua estrutura perfeita.
Estamos na fase da massificação, se recordarmos que na 7ª edição participaram mais de 150 equipas. A nível internacional, a EHF, sempre atenta e antecipativa aos fenómenos que colaboram na expansão da modalidade, criou a EBT Tour, um circuito europeu, onde as equipas se inscrevem, em etapas previamente inscritas no circuito e vão pontuando de país em país, numa 1ª fase, até que as melhores pontuações obtidas em 3 etapas, servirão ou não para a Fase Final desta competição, que é organizada sempre em Maio, preferencialmente na organização mais pontuada do circuito. Em Maio deste ano, a Fase Final irá ser jogada em Espanha, na cidade de Valencia! Mas antes de Valencia, já houve quatro atribuições do Master (assim se chama a Fase Final da EBT Tour): Salerno, 2004; Suances, 2005; Paralia, 2006 e Nagaytad, 2007. Aliás o país vizinho, será novamente o palco de uma grande competição, pois em Cádiz, irá ser jogado o Campeonato do Mundo de 2008, isto já depois de ter organizado um Europeu, onde Portugal teve a sua única e última participação internacional, tendo conseguido um honroso 7º lugar!
Esta introdução serve para relançar o tema das organizações locais de etapas de andebol de praia ou de grandes eventos no nosso país!
O que se tem assistido nesta última década, é a um aparecimento de novas etapas, servindo de excepção às quase sempre obrigatórias etapas de Espinho, Nazaré, Pedrógão e Lagos. Estas quatro etapas foram quase sempre o modelo organizativo para novas organizações, embora no último ano, não se tenha jogado em Lagos, as outras 3 adaptaram-se aos novos modelos competitivos: Pedrógão, manteve-se como etapa de Leiria, Nazaré foi etapa e palco da Fase Final; e, Espinho, conseguiu ser etapa de duas associações: Aveiro e Porto.
Mas em que contrastam as organizações portuguesas com as europeias que são constantemente escolhdas para palco de grandes provas?
Antes demais, importa dizer que a EHF, pauta-se por uma rigirosa avaliação das condições postas ao dispôr de todos os intervenientes. A tudo é atribuída uma pontuação: número de campos de jogo, número de equipas seniores, número de equipas jovens, dias do torneio, se tem bancadas e para quantas pessoas, se tem iluminação para jogos à noite, árbitros e delegados internacionais, equipas internacionais, boas condições de alojamento, de alimentação e de transporte, acesso à internet, price money, animação constante e speaker, quadros electrónicos por campo, discoteca, actividades sociais, transmissão televisiva e produção de dvd imediatamente após o final da etapa, entre outros aspectos, que são rigorosamente inspeccionados e a que a EHF chama de Critérios do Torneio. Preencheram estes requisitos 25 torneios europeus, num ano em que nenhuma etapa portuguesa se candidatou a ser etapa EBT.
Espinho (Praia Marbelo) foi em 2004, uma etapa EBT, tendo obtido a 2ª classificação na análise criteriosa da EHF, ficando atrás de Salerno, que organizaria o Masters EBT; o Furadouro, foi em 2005, outra etapa europeia, qonde participaram os campeões espanhóis e europeus: Playa Barbate. Mas isto foram execpções que não confirmam a regra...
Quantas etapas em Portugal passariam da 1ª avaliação europeia? Vejam-se as queixas imanentes da Fase Final jogada na Nazaré! Vejam-se as etapas de apenas um dia, que aconteceram um pouco por todo o lado!
O Andebol de Praia, precisa nesta fase da sua consolidação no nosso país, de grandes organizações, bastante divulgadas nos média, onde além da competitividade, os intervenienetes possam disfrutar de condições aprazíveis e onde seja fácil cativar investidores, para se dar passos firmes, que passam pelas transmissões televisivas!
O outro passo importante seria a organização no nosso país de um grande torneio internacional, de um europeu ou até de um campeonato do mundo.

Sem comentários: