Translate

10/03/2008

CAMPEONATO NACIONAL DE ANDEBOL DE PRAIA 2007


Estava prometido para o lançamento e aí está uma análise do Campeonato Nacional de 2007.

O VII Campeonato Nacional de Andebol de Praia, realizou-se em duas fases.

Numa primeira fase, regional, disputaram-se os Campeonatos Regionais das Associações de Andebol de Aveiro, Porto e Leiria.
Nesta fase, participaram
182 equipas,
divididas em 118 equipas seniores e 64 sub-16.

A Associação de Andebol de Aveiro apresentou 36 equipas, a do Porto apresentou 72 equipas e a de Leiria, 74. As equipas masculinas foram predominantes, num total de 115 equipas contra as 67 femininas. Em qualquer dos casos são números extraordinários.
Destas, apuraram-se 16 equipas seniores masculinas, 16 equipas seniores femininos, 6 sub16 masculinas e 6 sub16 femininas para a Fase Final, que contou ainda com um qualifying, embora com pouca expressão e uma forma de apuramento que dava chances a quem tinha pontuado em mais do que uma Associação.
Depois de 3 dias de intensa competição, foram encontrados os vencedores do VII Campeonato Nacional de Andebol de Praia, que decorreu na bonita Praia da Nazaré, entre os dias 3 e 5 de Agosto, concentrando cerca de 500 atletas e muito público entusiasta desta modalidade.

No entanto, face ao número de equipas participantes, a organização teve alguns problemas, principalmente no que toca aos alojamentos (houve mesmo equipas que se queixaram de situações impróprias a uma Fase Final), alimentação e clarificação dos apuramentos para as finais. Aspectos que de certeza absoluta a Comissão Nacional de Andebol de Praia irá rever no próximo campeonato.

Ao nível da competição, exigem-se mais jogos a uma fase final, de forma a estimular a competitividade e o desenvolvimento da modalidade, além de tornar rentável o investimento das equipas.

Quanto à competição em si, ao nível dos seniores masculinos, notou-se o aparecimento de muitos jovens a competir, com muitas equipas jovens, o que deu vantagem a equipas mais experientes e já com grande história nesta modalidade. Não é por acaso que os 5 primeiros classificados da edição de 2007, tinham nas suas fileiras, atletas com pergaminhos na modalidade. Em relação ao andebol de praia praticado, houveram jogos com muita qualidade e procura de jogadas espectaculares. Nas meias-finais e final, prevaleceu ainda o contacto físico, o que será uma das arestas a limar pela arbitragem, uma vez que o que se pretende é a expressão máxima do espectáculo.

Na competição sénior feminina, o primeiro aspecto positivo é o aparecimento de tantas equipas a competir desde o primeiro momento. Depois, a juventude, que ao contrário dos masculinos, acabou por ser um factor determinante se olharmos para a tabela classificativa. Quanto ao jogo em si, podemos e devemos esperar mais jogadas espectaculares e não um andebol tão próximo do indoor.

Por fim, uma palavra de apreço para a introdução da competição jovem, no sentido de ir lançando bases para o futuro.

Para a história ficam os campeões e a Classificação Final.

Classificação Geral da Fase Final

Séniores Masculinos

1º - JOGANDO – Campeões Nacionais
2º - Motorjotas
3º - Mega Sport
4º - Farmácia Maria Orlanda
5º - Acad. Leiria
6º - Café Lausane
7º - Kalanga Team
8º - Gordos
9º - Arsenal Canelas
10º - Stressless
11º - Artic Team
12º - SIR 1º Maio
13º - Repetidos
14º - Vakedo Gaw
15º - Braga
16º - Joga Bonito

Séniores Femininos

1º - ASAL/CJ BARROS – Campeões Nacionais
2º - Xalavar - Cister - Fedima
3º - Pussycats Ball
4º - Linecole Team
5º - Muchachas
6º - Casa Povo Valongo Vouga
7º - Lollypop¿s
8º - Flower Power
9º - Saniruprup
10º - Só M¿Apetece
11º - Valongo Vouga B
12º - CD Palmilheira
13º - Colégio Gaia
14º - Arma Mortífera
15º - Afonsinhas
16º - Salming

Sub-16 Masculinos

1º - FLOR ERMESINDE - Campeões Nacionais
2º - Empregados do Comércio
3º - Squadra Azurra
4º - 1º Maio - Reparmolde
5º - Aqueles Que Estão em 1º
6º - Dom Fuas

Sub-16 Femininos

1º - AS ESCONDIDAS – Campeões Nacionais.
2º - CP Valongo Vouga
3º - Fukitz
4º - Saavedra
5º - 1º Maio - As Rocas
6º - Dom Fuas

Sem comentários: