Translate

11/03/2008

SHOOT OUT COM O SR. ANDEBOL DE PRAIA


As promessas pagam-se! Apesar de já passarem 50 minutos das 24h, aqui vai a entrevista com aquele que é considerado o pai do Andebol de Praia no nosso país. Além deste cognome, o Professor António Canelas é o Seleccionador Nacional de Seniores Masculinos de Andebol de Praia e o Coordenador da Comissão Técnica Nacional e acedeu gentilmente e num grande espírito de fair play a este desafio.

Vamos então ao
Shoot Out com o
Prof. ANTÓNIO CANELAS:

O Andebol de Praia é um fenómeno global?

Na minha opinião, o Andebol de Praia, é um desporto cada vez mais praticado à escala mundial. Todas as grandes potências do Andebol investem nesta vertente do Andebol! Convenhamos que é uma modalidade atraente, espectacular, que alia um certo divertimento a muita competitividade, sol e fair play. Aliás repare-se como uma das grandes potências mundiais é o Brasil, que evoluiu de forma fantástica, chegando ao título mundial em casa, quer em masculinos, quer em femininos. Depois, temos a Espanha, que é outro caso fantástico, ex- campeã da Europa, título conseguido em 2006, em Cuxhaven, na Alemanha, país que surpreendeu todos ao vencer em femininos. Em 2007, no 5º Campeonato Europeu em Itália, os vencedores foram dois países de leste: Rússia nos masculinos e Croácia nos femininos.
Depois temos a EHF, que tem feito um grande investimento no Andebol de Praia, quer ao nível de divulgação e formação dos agentes, quer com o lançamento da EBT Tour, um marco no Andebol de Praia internacional, ao qual Portugal desde logo aderiu, com organizações e equipas inscritas nesta liga europeia.

E em Portugal? Como estamos de Andebol de Praia?

Bem, vamos para o 8º Campeonato Nacional o que só por si já quer dizer alguma coisa. Agora é preciso a colaboração de todos para crescermos ainda mais. Repare que na época passada, pela primeira vez, se fez os apuramentos a nível regional, tendo-se alterado por completo a estrutura competitiva e os modelos de apuramento, que redundou num grande sucesso, pois atingiu-se a massificação da modalidade. Temos milhares de praticantes, milhares de jovens interessados nesta vertente, várias organizações de grande nível e já cativamos muito público. Agora está na hora de organizarmos um grande evento internacional como um Campeonato do Mundo ou um Europeu!

Então… qual o passo seguinte?

Corrigir algumas lacunas importantes! Desde logo rever o número de equipas a apurar para a Fase Final, para não termos 54 equipas, o que se torna impraticável para qualquer organização, além dos custos, todo o suporte em meios logísticos, de alojamentos, alimentação, etc! Depois, e fundamental, aproveitar esta massificação de praticantes e evoluir ao nível competitivo. Ou seja, menos equipas na Fase Final, mas mais jogos por equipa! Evoluir ao nível do jogo espectacular, para cativar os meios de comunicação e por consequência sponsors, para diminuir o custo, tanto ao nível das organizações locais como da Fase Final.

Perspectiva-se uma mudança na organização do 8º Campeonato Nacional?

Não uma mudança radical…mas temos que dar mais qualidade aos praticantes, que investem bastante a nível pessoal para praticar esta modalidade! A forma a apurar deve ser a mesma, após uma fase regional. Agora, dentro do espírito do andebol de praia, foram tidas em conta várias sugestões e recomendações de agentes intervenientes! É importante, que durante 3 dias, as pessoas se sintam bem, que estejam apenas focadas na competição. Por isso, é inevitável reduzir o número de equipas na Fase Final.

A aposta na competição jovem é para manter?

Aí também vamos fazer uma pequena alteração ao nível das idades, fazendo um ajustamento à realidade europeia, sendo que a adaptação, é fruto da organização do 1º Campeonato Europeu de Andebol de Praia Jovem (para nascidos em 1990-1991) na Hungria, sob a égide da EHF.

Ao nível da Selecção, Portugal teve uma brilhante participação em Cádiz 2002 e depois não esteve em mais nenhum palco internacional?

Foi realmente uma participação brilhante no Europeu de Cádiz 2002, onde conseguimos o 7º lugar. O grupo era fantástico e conseguimos um feito até hoje inigualável, tendo em conta que em 2002, o Andebol de Praia era ainda uma modalidade a dar os primeiros passos! Hoje, perante a nossa realidade competitiva e o leque alargado de atletas vocacionados para esta vertente, permitir-nos-ia encarar de outra forma este tipo de competição e obter ainda mais sucesso! Só que primeiro há que driblar o problema financeiro para podermos estar novamente em palcos europeus e a partir daí apurar para os Mundiais, onde certamente também teremos uma palavra a dizer! Aliás estive no último Campeonato do Mundo no Brasil e atestei isso mesmo: temos capacidade para ombrear internacionalmente e conseguir bons resultados para o nosso país.

Para concluir…

Resta-me desejar boa sorte a este espaço, fundamental para quem gosta de Andebol de Praia e terminar dizendo que o Andebol de Praia já faz parte obrigatória das agendas de Verão. A realidade observada ao longo deste passado recente, é que existe uma prática crescente da modalidade por todo o país. Um crescente de praticantes, de organizações paralelas ao circuito nacional e sem dúvidas algumas, tudo isto gera uma onda entusiasta de espectadores e fãs da modalidade, que ocorrem em grande número às praias portuguesas, para assistirem uma modalidade dinâmica, cheia de espectacularidade e muito fair play. Assim, esperamos em 2008, um Campeonato Espectacular, com grandes organizações, muita competição e fair play.

1 comentário:

Anónimo disse...

Desde já deixo aqui os meus parabéns e um forte incentivo à continuação deste blog...

Gostaria de deixar também uma mensagem aos senhores da Federação e ao professor António Canelas quanto ao facto de Portugal não estar representado nos grandes eventos europeus e mundiais, porque com tantos e bons praticantes da modalidade, não se investe, quer ao nivel de seleções, quer ao nivel da inscrição de clubes em circuitos europeus...

Eu sei que são encargos um pouco elevados para a Federação, MAS SERÃO EM VÃO??
Fica aqui a minha pergunta...