Translate

25/08/2005

Agora que o Brasil nos deixou a prata, o que fazer?

O nosso Andebol Feminino (escalão cadetes) conquistou a medalha de prata nos V Jogos da CPLP. O 1º lugar ficou para o Brasil. Depois de ouvirmos as nossas versões de tal classificação: poucos treinos, atletas que nunca tinham ido à selecção, uma selecção de improviso, a fap não permite estágios devido à falta de fundos, etc., etc., nada como espreitar o que dizem os brasileiros desse triunfo:
«Seleção Cadete de Handebol Feminino foi campeã dos V Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, realizados em Luanda. As meninas venceram a equipe de Portugal por 21 a 18 (11 a 9 no primeiro tempo), nesta quarta-feira (17). O torneio serviu como parte da preparação do grupo para o Pan-Americano, que será disputado entre os dias 5 e 11 de setembro, em Blumenau (SC).
O Brasil chegou à final tendo perdido apenas um jogo, na primeira fase contra o mesmo time de Portugal, por 24 a 25, mas antes disso venceu com tranqüilidade Moçambique, por 31 a 10. Nas semifinais garantiu a vitória sobre Angola, por 27 a 20, o que lhe deu o direito de brigar pelo título contra Portugal, que ficou com a medalha de prata, seguido por Angola (3º), São Tomé e Príncipe (4º), Moçambique (5º) e Guiné-Bissau (6º).
Antes da partida final, o técnico brasileiro Paulo Ricardo sabia que seria um jogo difícil, pois as jogadoras de Portugal vinham de um longo período de treinamento. “Portugal possui atletas altas e de qualidade, mas na fase classificatória, fomos nós que perdemos o jogo em um erro de passe.”
Classificação
1º Brasil2º Portugal3º Angola4º São Tomé e Príncipe5º Moçambique6º Guiné-Bissau»
Pois, "de um longo período de treinamento."Pergunta pertinente: estará o técnico brasileiro mais bem informado que os nossos técnicos nacionais?Quem leu a edição do O Jogo, ficará de certeza confuso!!!
Mas a verdade é que no Brasil o Andebol tem evoluído bastante, mesmo ao nível do feminino. Se dúvidas houvessem a presença da Selecção Junior Brasileira no Mundial realizado na República Checa, onde alcançou o 9º lugar na geral, depois de vitórias sobre o Japão, a Espanha, França e Lituânia, confirma o bom momento das canarinhas, que ainda colocaram uma jogadora no sete do Mundial:
GR: Galina Gabisova (RUS)
LateralEsquerda: Eduarda Idalina Amorim (BRA)
Central: Goril Snorroeggen (NOR)
Lateral Direita: Irina Bliznova (RUS)
Ponta Esquerda: Ji-Hae Jung (KOR)
Pivot: Marit Frafjord (NOR)
Ponta Direita: Jana Uskova (RUS)
A Rússia além de colocar 3 jogadoras no sete mundia, venceu de forma confortável a Noruega na final por 30-25. O 3º lugar foi para a Coreia e 4º para a Hungria.
Entretanto realizou-se no Brasil o IV Encontro Nacional de Professores de Handebol, onde se falou um pouco de tudo: andebol indoor, andebol de praia, andebol para a 3ª idade, detecção de talentos, etc., etc.

Sem comentários: