Translate

12/08/2010

Intercâmbio com o Brasil


O Andebol de Praia continua a ser uma modalidade de eleição no Brasil e aqui no Andebol de Praia continuamos a prezar o intercâmbio com os nossos irmão brasileiros. Desta vez actualizamos os links com dois sites do Rio de Janeiro, através do amigo Rómulo Valente:


Aqui podes ter informações não só do Campeonato Brasileiro como das etapas dos vários estados. Além disso são inúmeros os artigos interessantes. Como amostra fica aqui o trabalho
sobre as lesões no Andebol de Praia escrito pela Juliana Cubo, Fisioterapeuta da Selecção Brasileira de Beach Handball:

"Vamos falar sobre o mecanismo de lesão do ombro no Beach Handball.
Como já foi dito, o ombro é a estrutura mais comprometida nessa modalidade. Cabe a nós fisioterapeutas, juntamente com os treinadores e preparadores físicos entender a biomecânica do arremesso e com isso tentar minimizar seus efeitos lesivos, previnir novas lesões e principalmente melhorar a performance de nossos atletas.
Durante o arremesso com giro (característco da modalidade), o atleta executa os seguintes movimentos:
- Rotação de 360º e Inclinação do tronco;
- Abdução e elevação do ombro acima de 90º;
- Flexão de punho, mão e dedos (empunhadura da bola).(Lembrando que essa análise é referente somente aos membros superiores, os membros inferiores serão abordados posteriormente!)
Por ser um esporte extremamente dinâmico, tais movimentos são executados com muita força e velocidade. Outro fator importante a ser considerado é a diferença entre a bola no Handball indoor (quadra) e no Beach Handball, por ser mais leve, o atleta de beach handball acaba realizando um "chicote" no final do arremesso.Uma das maneiras de tentar minimizar essa agressividade na articulação, é trabalhar com os estabilizadores do ombro.O mais conhecido dos estabilizadores dinâmicos do ombro, é o Manguito Rotador ,estrutura composta por 4 músculos: sub-escapular; infra-espinal; supra-espinal; redondo menor. Um trabalho direcionado para essa estrutura, com fortalecimento adequado, e principalmente o desenvolvimento de propriocepção muscular e articular reduzem a incidência de lesões nessa prática esportiva. Hoje em dia já se sabe que a propriocepção é a chave para a recuperação funcional. Não existe uma definição consensual da propriocepção, mas alguns autores dizem filosoficamente, ser "a sensação de si mesmo". A propriocepção tem três componentes: uma consciência estática de posição, uma consciência cinestésica (que detecta movimento e aceleração), finalmente, uma atividade eferente em circuito fechado, para obter reflexo de resposta e controle da contração muscular Sist. Aferente e Eferente (Arco Reflexo). Esse é um assunto muito complexo e deverá ser abordado com muita cautela, já que o tratamento incoerente e com execssos, pode ao invés de ajudar o atleta, piorar o quadro. A mensagem que eu deixo é que todo fisioterapeuta que trabalha com esporte, seja qual for a modalidade, deve considerar antes de qualquer coisa, a biomecânica do esporte (o gesto esportivo, quais músculos atuam dinâmica e estaticamente),além de manter uma relação estreita com o treinador e preparador físico,sempre trabalhando em equipe. Com isso, a nossa atuação no esporte só tende a crescer !!!
Estou a disposição para maiores esclarecimentos !!!
É isso aí...até a próxima !!!"

Sem comentários: