Translate

11/08/2009

FÓRUM DO ANDEBOL DE PRAIA E 48HORAS

Uma vez que não posso permitir ataques pessoais (a coberto do anonimato) a equipas que nos merecem todo o respeito como a Megasport e outras que continuam a participar em eventos de praia, quer no nosso país quer lá fora, promovendo a modalidade, retirei o fórum do andebol de praia. Para a organização do 48horas, todas as equipas foram vencedoras, pois todas a judaram a alcançar o objectivo que era jogar as 48horas de andebol de praia (na verdade foram 52h e qualquer coisa).

48HORAS - ESCLARECIMENTOS

Como não é apanágio nosso fugir às responsabilidades e aceitamos sempre todas as críticas, desde que construtivas, pois só assim poderemos fazer melhor no futuro, assumimos todas os apontamentos, quer menos bons quer também elogiosos, aproveitando aqui este espaço para fazer alguns esclarecimentos:

1- A inscrição de 1o euros, não tinha como objectivo "ganhar dinheiro", mas sim a obrigatoriedade de ter um Seguro de Responsabilidade Civil Ilimitado, uma vez que num evento desta dimensão, se torna muito díficil controlar comportamentos individuais, como o provam as duas vezes que o Inem foi solicitado para transportar pessoas para o hospital. Aliás, se ao seguro juntarmos as tshirts, as águas (que tivemos que comprar, pois não temos nenhum patrocínio), o reforço alimentar e o pagamento (juntamente com as refeições) a árbitros e outros que nos ajudaram, depressa chegarão à conclusão que este evento não serve para ganhar dinheiro, mas antes como um momento de convívio, que supostamente, não deveria ser encarado pelas equipas como o "campeonato do mundo", mas sim um espaço de divertimento e descontração de final de época.

2 - Em relação ao reforço alimentar, é verdade que apenas entregamos às equipas que o solicitaram (não tínhamos que andar de tenda em tenda a oferecer), tendo ficado com muita comida para deitar fora, uma vez que a fruta não é aproveitável.

3- Em relação à beach party, fizemos um pequeno ensaio na noite de sexta, mas tendo visto a fraca (para não dizer fraquissima adesão), cancelamos a de sábado, pois pela nossa experiência, achamos que os participantes não iriam mais uma vez aderir, preferindo os convívios na zona das tendas e afins.

4- Em relação à arbitragem, lembramos que a partir de certa altura, ficamos sem árbitros da AA Aveiro, por simples birra dos responsáveis associativos no local (Brousse e Guilherme) que proibiram os jovens árbitros de continuar a apitar, como o vinham fazendo desde o inicio da competição. Tal acto irresponsável, teve consequências graves no desenrolar do evento, obrigando mesmo a que nós da organização, tivessemos também que apitar jogos, principalmente os das finais. Lembro, que a organização pagou a alimentação e alojamento no hotel solverde a 14 árbitros durante 3 dias, e que destes apenas 4 eram vistos a apitar, enquanto os outros se deliciavam com a esplanada do Marbelo, em nada contribuindo para o evento.

5- Em relação à competição, concordamos também que algumas equipas fizeram poucos jogos, mas o formato da competição teve 3 condicionantes: a) o grande número de equipas inscritas; a realização do Torneio Ibérico em simultâneo, que nos ocupou 3 campos, durante 12horas; e, o facto de não realizarmos jogos de vencidos, pois lembramos que no ano passado as faltas de comparência foram na sua maior parte nestas partidas, o que demonstrava o pouco interesse que elas despertavam.

6- Em relação à organização, é verdade que começamos a ser poucos para um evento desta dimensão, mas sempre estivemos disponíveis para resolver todas as situações com que nos deparavamos ao longo do 48horas, pelo que após a leitura de alguns comentários, já tomamos algumas medidas a serem implementadas no próximo ano:

- Aumento do tempo de competição, com início às 24h da noite do dia 05 para a noite de 06 de Agosto, terminando às 12h de Domingo, dia 8, o que perfaz um total de 60horas de andebol de praia non stop. O aumento de tempo, permite mais competição, menos um campo (campo 4) e um novo desafio, que é ter equipas que aguentem mais 12 horas non stop.

- Abrir uma bolsa de voluntariado, permitindo ter pessoas que nos ajudem na organização e nas mesas dos jogos.

- Ter um corpo efectivo de árbitros para a competição, abrindo as inscrições a nível nacional para este grupo, tornando-o assim um grupo efectivo e responsável pela realização dos jogos, acabando com os problemas com que nos deparamos este ano.

- Angariar patrocinadores (esta ano não tivemos nenhum) para que se consiga reduzir os custos das inscrições, uma vez que agora somos obrigados por lei a ter o seguro de responsabilidade civil individual.

Além destas medidas, agradecemos que nos façam sugestões para melhorarmos este espectacular evento e o tornar cada vez mais melhor e atractivo para todos. Para tal deixo o mail: campusdeandebol@gmail.com e o meu contacto: 919126448 (Paulo Costa).

Sem comentários: